Ordenação de tabelas com Javascript

Em um belo dia, daqueles que trabalhamos bastante, eu recebo uma ligação com a seguinte indagação: “Há como ordenar as colunas de uma tabela com Javascript?” Eu prontamente respondi “Sim. É possível.”

É inegável que a funcionalidade é muito boa. Seria chato e demorado fazer uma requisição para o servidor simplesmente para reordenar uma coluna específica. Ainda mais se pensarmos em milhares de acessos simultâneos.

No site DHTML Crossbrowser Fácil — Um Guia Rápido para Desenvolvedores (leitura recomendada) que o Elcio criou, há um exemplo para classificar colunas de uma tabela usando Javascript.

Porém a tabela que eu precisava ordenar é mais complexa. Trata-se de uma listagem com colunas numéricas, alfanuméricas e ainda por cima, havia uma coluna com radiobuttons. Para a “minha salvação” encontrei a página sorttable: Make all your tables sortable no site kryogenix.org.

A biblioteca é bem interessante. Com uma instalação simples é possível ordenar vários tipos de dados, indicar quais colunas não devem ser classificadas e além disso, definir o rodapé da tabela. Assim é possível não mexer nos dados que estão no fim da tabela.

2 comentários sobre “Ordenação de tabelas com Javascript”

  1. Excelente… funciona perfeitamente, parabéns por colaborar!
    Eu usava como exemplo o que o Elcio havia feito também… tentei modificar pra utilizar alfanuméricos também, mas não obtive sucesso, e este outro exemplo que indicou é exatamente o que preciso, completo!
    Parabéns

  2. Genial!!! Muito obrigada!!!
    Resolveu um problemão que nos perseguia há tempos aqui no trabalho… vou implantá-lo também em outros sistemas!!
    Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *